Conhecer os riscos que envolvem os trabalhos com eletricidade e como se proteger de modo a evitar acidentes é de fundamental importância para os trabalhadores que atuam na área elétrica e também para quem se utiliza da eletricidade no seu trabalho do dia-a-dia.

Estatísticas recentes mostram que em média morrem em torno de 650 pessoas por ano em consequência de choque elétrico no Brasil.

Entre as vítimas temos trabalhadores que atuam na área elétrica, mas a grande maioria são trabalhadores de outras áreas e também pessoas que sofrem choque elétrico em suas próprias casas, como pode ser visto nos gráficos abaixo da ABRACOPEL (associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade).

Fonte: Anuário estatístico Abracopel 2020

Profissionais que atuam em serviços com eletricidade constantemente ouvem falar sobre a Norma Regulamentadora NR 10, mas os trabalhadores comuns muitas vezes não têm noção do que trata esta Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho.

É essencial que todos que atuam em serviços que envolvam eletricidade tenham conhecimento e sejam capacitados nos termos estabelecidos pela NR 10.

Então, o que precisamos saber sobre a NR 10?

Primeiramente, a NR 10 é uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que tem como título Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Esta norma estabelece requisitos de segurança para os trabalhadores e profissionais que interagem com eletricidade.

A primeira publicação da NR 10 foi no ano de 1978, através da portaria do MTE nº 3.214 e em 2004 ela foi revisada e ampliada através da portaria do MTE nº598 de 07/12/2004, sendo que a partir desta data ela ficou conhecida entre os profissionais da área elétrica como “A Nova NR 10”.

A Norma Regulamentadora NR 10 tem como objetivo estabelecer os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

É fato que você, enquanto profissional da área elétrica, está constantemente exposto aos riscos inerentes de serviços e instalações que envolvam a eletricidade, tais como o choque elétrico e o arco elétrico, assim como riscos adicionais relacionados a atividade dos eletricistas que envolvem o trabalho em altura, trabalho em espaços confinados, em ambientes úmidos, radiação solar, entre outros.

Independentemente do nível de tensão envolvida, seja em baixa ou alta tensão, esta pode representar um grande perigo à sua saúde!

A não observância dos riscos envolvidos no trabalho com eletricidade faz com que o trabalhador fique exposto, possibilitando a ocorrência de choque elétrico que pode apresentar consequências diretas e indiretas como queimaduras, batidas, quedas e até óbito.

Assim, para evitar acidentes envolvendo eletricidade, medidas de controle devem ser adotadas. Estas medidas de controle são tomadas após ser realizado uma análise de risco do ambiente de trabalho.

Vale salientar que estas medidas não se limitam a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), pois deve levar em consideração também a identificação de riscos adicionais, a criação do mapa de risco e a formação e treinamento do profissional eletricista.

Desse modo, o profissional ou trabalhador da área elétrica que atua diretamente com instalações energizadas ou em suas proximidades, tem o dever de avaliar os riscos no ambiente de trabalho e o grau de exposição de outras pessoas a estes riscos. Cabe também indicar meios para redução e controle de riscos elétricos.

Todas estas avaliações tem como foco a proteção individual e coletiva.

Para que você trabalhe de modo seguro é necessário que tenha atenção total aos riscos e também conhecimentos técnicos apropriados, o que envolve saber e compreender as orientações de segurança contidas na NR 10.

Exemplo disso é que muitos acidentes ocorrem com eletricistas desatentos ou mal orientados quanto ao trabalho em proximidade de rede energizada. Mesmo conhecendo os riscos a que estão expostos, não se atentam a necessidade do uso de EPI.

Certamente você já compreendeu melhor sobre a importância da NR 10. Os serviços e instalações em eletricidade demandam aos envolvidos uma série de cuidados.

Portanto, é primordial que você busque aperfeiçoamento e atualização para estar devidamente capacitado para atuar na área elétrica, não só com a capacitação de NR 10, mas também com um curso profissionalizante na área elétrica.

Porém, mais do que isto, o treinamento de NR 10 te possibilita atender as exigências do Ministério do Trabalho em relação ao cumprimento das determinações das Normas Regulamentadoras, o que garante mais segurança ao maior patrimônio de uma empresa, que é o trabalhador e isto inclui você.

Gostou? Curta e compartilhe!