Por Ricardo Martinello e Samuel Cascaes | ricardo@predire.com.br samuel@predire.com.br
INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA EM SISTEMAS ELÉTRICOS
A inspeção, laudo e manutenção preventiva de transformadores em empresas e subestações de energia elétrica garante uma maior confiabilidade ao sistema elétrico.
Entre os vários itens que devem ser inspecionados periodicamente está a análise de óleo isolante, que permite identificar possíveis anomalias no interior do transformador que podem levar a gerar um defeito e consequente parada de fornecimento de energia elétrica.
COLETA E ANÁLISE DE ÓLEO ISOLANTE EM TRANSFORMADORES
A Coleta e análise de óleo isolante em transformadores deve ser feita com muita atenção. A mesma deve ser realizada observando as normas técnicas existentes.
Tal análise é recomendada pois a decomposição do óleo mineral se dá devido ao tempo de uso e condições de funcionamento do transformador, tendo em mente que quanto mais sobrecarregado o transformador for, maior será essa decomposição.
Essa decomposição pode ser caracterizada em três situações, como gases dissolvidos no óleo, formação de peróxidos instáveis e compostos oxi-celulósicos que indicam necessidade de troca do óleo, manutenção de peças internas ou, quando tardia, a troca do transformador.
INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA EM SISTEMAS ELÉTRICOS
A inspeção termográfica é uma técnica que permite medir a temperatura superficial de diferentes materiais através dos raios infravermelhos emitidos. Seu uso permite observar padrões diferenciados de distribuição de calor sem contato físico com as partes inspecionadas.
A análise das informações da inspeção termográfica permite ao departamento de manutenção minimizar o tempo de interrupção do fornecimento de energia elétrica, parada de máquinas, reduzir custos, obter proteção adequada de equipamentos valiosos, evitar perda de produção devido à interrupção imprevista, garantir a segurança das pessoas e instalações.
TIPOS DE DEFEITOS EM SISTEMAS ELÉTRICOS
Tipos de defeitos em sistemas elétricos que podem ser detectados:
• Aquecimento em mancais e rolamentos de motores elétricos;
• conexões elétricas defeituosas ou deterioradas;
• sobrecargas de circuito;
• partes elétricas defeituosas;
• fugas de corrente;
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